Depois de definir o tema, o local e a data do casamento, chega o momento de enviar os convites. Às vezes pelo correios, outras vezes pessoalmente. De qualquer forma, sempre tem um tom pessoal. Contudo, com tantas coisas para se resolver e gastar em um casamento, o convite é algo que tem como economizar enviando ele on-line, sem precisar perder o toque pessoal.  E é o que vou te mostrar: como fazer o convite de casamento on-line. A partir de quais são os elementos essenciais e por onde você pode criar.

Convite em papel pardo e tesoura preta do lado.
Tem como encomendar convites on-line, mas a proposta deste artigo é te mostrar como fazer o seu para economizar. (Reprodução/Pexels)

Estrutura de um convite de casamento

Observe o modelo tradicional e moderno e escolha o que mais combinar com o estilo dos dois. Além disso, lembre de enviar pelo menos um mês antes do casamento para os convidados poderem se programar e te confirmar.

1- Tradicional

Para entender a estrutura completa que um convite de casamento tem, é melhor começar pelo tradicional. No entanto, eu não havia encontrado uma foto de convite on-line tradicional para te mostrar de exemplo, por isso criei uma para você se basear.

 Exemplo de convite de casamento tradicional de fundo rosa e letras marrom.
Exemplo de convite de casamento tradicional/clássico. (Criado pela Altar Alianças através da plataforma Canva)

Primeiramente, vem uma frase pequena. Ela pode ser de um livro, de algum famoso, da bíblia ou uma que vocês pensaram, desde que tenha a ver com o amor e o compromisso de um casal.

Em seguida, o nome dos pais dos noivos. Na tradição, o nome de tudo relacionado a noiva vêm primeiro, na esquerda. Pois, costumava ser o pai da noiva que pagava pelo casamento e, portanto, era o anfitrião da festa. Caso algum de seus pais ou mesmo madrasta ou padrasto tenha falecido, se coloca um sinal da cruz na frente do nome ou o termo in memoriam.

Como eram os pais que arranjavam os casamentos ou pelo menos os coordenavam, os convites eram escritos por eles. Desse modo, fica escrito que eles estão convidando. Mas, se você optar por um convite tradicional, mas não quiser dessa forma, pode colocar “os pais e os noivos te convidam”. Ou colocar o nome de vocês no início junto com “convidam” e o nome dos pais mais embaixo. Ademais, pode deixar de forma genérica “convidam” ou acrescentar o nome do convidado, como exemplo, “convidam André Silva e família”.

Então, em letras maiores fica o nome primeiro da noiva e do noivo (pode colocar o sobrenome se quiser). Embaixo, fica a data, horário e endereço completo do local da cerimônia. Se a festa for em outro lugar se insere nessa mesma parte.

No final. aparece o endereço dos pais dos noivos para quem quiser enviar os presentes. Por fim, se coloca a data para confirmar que comparecerá no casamento. Bem como, pode colocar o dress code, caso queira algum em específico.

2- Moderno

A estrutura completa você conheceu no tradicional. A diferença dela para uma moderna, é que na moderna você pode deixar mais informal, com as informações mais sintetizadas (curtas). Aqui o nome dos pais e o endereço deles é opcional.

Além disso, no final para confirmar a presença, pode ser o número do WhatsApp ou um site próprio para isso, onde já fica a lista de presentes junto, nesse caso, coloque no final do convite o link do site. Outra maneira de escrever para confirmar presença é utilizando a sigla R.S.V.P. Ela significa ” Répondez S’il Vous Plaît”, que vem do francês “responda, por favor”.

Para além do mostrado aqui, uma opção criativa é fazer um mini vídeo. Assim, fica mais dinâmico o convite.

Onde fazer um convite on-line?

Agora que você já sabe o que precisa ter em um convite, é preciso saber onde fazê-lo. Em primeiro lugar, na Internet ao digitar “template prontos de convite de casamento”, aparecerá várias opções. Também tem o site Evite, que é só editar o convite.

Porém, a dica de hoje é o Canva. Pois, é um site muito fácil de usar, você personaliza as cores e os elementos como quiser e também tem seus templates prontos, seja em formato de foto ou vídeo. Além disso, mesmo que alguns templates estejam escritos em inglês, o site está em português, então fica fácil de usar as ferramentas.

Convite de casamento on-line em inglês.
Template pronto do Canva para convite de casamento.

Ficou alguma dúvida de como fazer o convite? Deixa nos comentários que te ajudo! E se está planejando o casamento, dê uma olha nas alianças maravilhosas da Altar, tenho certeza que vai se apaixonar.

Deixe uma resposta