Se você está em um relacionamento, é provável que queira entender quais as regras para usar cada aliança e quais podem ser mudadas, para poder se preparar, ou até mesmo para poder fazer o pedido de casamento. Enquanto isso, se você está aqui porque começou a vender alianças, saiba que ter esse conhecimento é muito importante. Visto que, quando se vende algo, é preciso entender sobre todas as funcionalidades da peça, para poder tirar as dúvidas dos clientes. Seja qual for sua condição, continue lendo para aprender em qual mão se usa a aliança de namoro, noivado e casamento.

Segurando as mãos da noiva, em que se está com aliança solitária com pedra.
Se quiser saber mais curiosidades sobre alianças, tem uma seção do nosso blog só sobre isso. Para ler, clique aqui. (Reprodução/Pexels)

A importância das alianças

Os séculos passam, mas as alianças continuam sendo itens essenciais para os  cônjuges. Isso porque, é uma tradição antiga de que a aliança simboliza o vínculo de um casal. Visto que seu formato de circulo representa algo sem fim. Além disso, os anéis sempre foram feitos com materiais raros e resistentes, para complementar a ideia de que o casamento seria algo durável e valioso.

Outro ponto, é que o porquê as alianças são colocadas no dedo anelar. A explicação varia de cultura para cultura, mas a grega se tornou bastante popular no ocidente. Segundo eles, há uma “veia do amor” nesse dedo que leva direto para o coração. Não existe nenhuma comprovação científica para tal atualmente, mas a ideia romântica pegou (e ficou).

Bolas de natal espalhadas e uma mão feminina está segurando uma.
As tradições podem ser adaptadas a vontade de quem irá usá-la. (Reprodução/Pexels)

Em qual mão se usa a aliança de namoro?

Ao iniciar um relacionamento, existe um acordo de cumplicidade, respeito, amor e fidelidade. Para representar isso de forma palpável, se utiliza as alianças. Bem como, elas trazem a noção de exclusividade, ou seja, se uma pessoa está usando, todos sabem que está compromissada. Além de que, é algo que sempre te faz lembrar do seu amado. Por isso, há casais que mesmo durante o namoro querem ter alianças.

Na forma clássica, a aliança de namoro é usada no dedo anelar da mão direita. No entanto, há uma liberdade maior nessa situação, podendo optar em colocar no dedo que preferir ou em um colar.

Em geral, são feitas de prata (ou outro material prateado, como aço cirúrgico). Pois, a ideia é trocar por uma aliança de ouro depois, dado que a “evolução” de importância das joias representaria a transição do namoro para o casamento.

Aliança prata em cima de uma flor branca.
A aliança de namoro é dada tanto nos primeiros meses, como em algum aniversário. (Reprodução/Pexels)

Em qual mão se usa a aliança de noivado?

Responder essa pergunta não é tão simples, porque existem duas respostas. A primeira é como fazemos no Brasil e a segunda é o costume dos Estados Unidos e da Europa que influencia algumas noivas daqui.

Primeiramente, o costume brasileiro é o seguinte: usar aliança de namoro prata na mão direita, ao noivar trocar por uma aliança de ouro ainda no dedo anelar da mão direita e no dia do casamento colocar a aliança de ouro na mão esquerda.

Em segundo lugar, tem uma tradição europeia/estadunidense que está se tornando popularizada aqui. É o “anel de noivado”. Basicamente, ao fazer o pedido de casamento, entrega uma anel com diamante, chamado de solitário, em que só a noiva usa, no dedo anelar da mão esquerda.  Já no dia do casamento, é acrescentado junto ao anel, a aliança.

Noiva mostrando sua aliança solitária (e a meia aliança).
Resumindo, no Brasil se usa a aliança de noivado no dedo anelar da mão direita. Sendo que, geralmente, ela será a mesma usada no casamento.  (Reprodução/Pexels)

Em qual mão se usa a aliança de casamento?

Como explicado no tópico anterior, no dia do casamento se coloca a aliança no dedo anelar da mão esquerda. Podendo ser tanto uma aliança nova, como também, a que foi utilizada para o noivado.

Aliança com pedra azul no centro.
Para aliança de casamento existe diversos materiais. Depende da preferência dos noivos. Pode ser tanto prata, como ouro amarelo, branco, rose, preto, etc. (Reprodução/Pexels)

Espero que o texto tenha te ajudado de alguma forma e sanado suas dúvidas. Caso tenha ficado alguma, me conta nos comentários!

Deixe uma resposta