Para entender como se relacionar melhor tanto com seus amigos, quanto com seu parceiro, é preciso conhecer um pouco sobre as linguagens do amor. Mas, o que isso significa? Bom, as pessoas tem maneiras diferentes de demonstrarem o que se sentem e também receberem o amor do outro. O escritor Gary D. Chapman catalogou em 5 tipos, sendo eles,  palavras de afirmaçãotempo de qualidade, atos de serviço, presentes e contato físico. Para o texto de hoje, será explicado a linguagem do amor de receber presentes.

Namorado entregando buquê para namorada.
Pode ter mais de uma linguagem que seja predominante em alguém. No entanto, em geral, sempre há uma que se destaca mais. (Reprodução/Pexels)

Antes de mais nada, é importante pontuar algumas coisas. Primeiro, que não existe uma linguagem melhor que a outra. Todas são necessárias no dia-a-dia de todos. Porém, uma se sobressai para cada pessoa. E a melhor forma de se comunicar com as pessoas que você ama, é sabendo que tipo de linguagem predomina para ele/ela.

O que é a linguagem do amor: presentes?

Para começar, alguém tem como linguagem do amor receber presentes, é quem entende os presentes como uma materialização do amor. Uma representação do amor que você consegue segurar nas suas mãos.

Isto é, o presente é um gesto de afeto, pois significa que o outro estava pensando sobre você e queria te fazer feliz. Bem como, o presente se torna uma lembrança da pessoa que te deu. Ou até mesmo, uma memória do dia em si, por exemplo, fazer um passeio e no final dar um presente. Dessa forma, é menos sobre o objeto em si e mais sobre o que ele simboliza.

O que não significa que precisa ser algo caro. Quem tem essa linguagem, presta mais atenção no fato de você ter visto algo e pensado nela, se importado com ela. Então, pode ser desde lembrancinhas a algo maior.

Namorado entregando balão em formato de coração para namorada.
Mesmo julgada, por parecer “superficial”, essa é uma linguagem do amor fácil de se entender. Porque é a mesma lógica que usamos para presentes de aniversário e natal: fazer o outro se sentir querido e lembrado. (Reprodução/Pexels)

Como expressar seu amor da melhor forma para quem tem essa linguagem?

Como dito anteriormente, não precisa ser algo grandioso. Nem o tempo todo. Quem recebe o amor em forma de presentes está prestando atenção em quanto você se preparou para tal presente ou o porquê você quis dar. É o que está por trás do presente. Portanto, quando for comprar algo para ele, não pense no valor material ou prático do item, mas sim, no valor sentimental.

Então, comece prestando atenção no cotidiano de vocês o que ele gosta. Quais são as coisas favoritas dele? Como a comida, a cor, o time, entre outros. Mais do que isso, quais são as coisas que ele está precisando, mas não tem como comprar? Em seguida, faça uma lista com as respostas, para poder decidir melhor na hora de comprar um presente.

Com essas dicas em mente, quando ver algo que te remete ao seu namorado compre para ele. Como um doce, um cartão, um livro, uma camiseta, um jogo….(vai de acordo com suas condições financeiras e com os gosto dele). Outro modo, é quando tiver um tempo fazer o seu próprio presente, visto que demonstra que gastou tempo pensando e preparando algo para ele. Pode ser uma comida feita por você, uma cartinha, um desenho, etc.

Além disso, separe as datas comemorativas mais importantes, como dia do aniversário, do aniversário de namoro, do dia dos namorados, natal, etc. Pois, essas são as essenciais para se dar presente. Só que, quem tem essa linguagem do amor dará uma importância maior ainda para essas datas e o que recebe nela.

Namorada recebendo caixa de presente do namorado.
Pequenos gestos contam. (Reprodução/Pexels)

Espero que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Qualquer ideia ou dúvida, me conta nos comentários. Ah, agora só resta a linguagem do amor contato físico, que sairá em breve, todas as outras estão disponíveis já aqui no blog.

Deixe uma resposta