Para uma empresa funcionar, é necessário o equilíbrio de várias coisas, desde a burocracia, o comprometimento dos trabalhadores, a produção do produto em si, a busca constante de aperfeiçoamento para entregar o melhor serviço, etc. Então, é preciso divulgar esse produto ou serviço para que haja as vendas. Porém, só o marketing tradicional não é mais suficiente. Conheça e entenda melhor sobre o Marketing de Conteúdo.

Mulher segurando sacola de compras amarela em frente ao rosto.
Neste artigo você vai aprender o que é Marketing de conteúdo, por que deveria utilizá-lo e como fazer. (Reprodução/Pexels)

O que é Marketing de Conteúdo?

Primeiramente, Marketing de Conteúdo é uma estratégia para engajar seu público através de conteúdos relevantes. Ao produzir diferentes materiais educativos sobre sua marca, seus consumidores vão aprendendo sobre seu produto/serviços, quais são os seus diferenciais, porque deveria comprar de você e não dos concorrentes, porque comprar esse produto é necessário na vida dele e quais maneiras ele pode utilizá-lo.

Por exemplo, imagine dois perfis de lojas de roupas no Instagram. Em um deles é apenas postado as fotos das roupas, como se fosse uma vitrine que informa os seguidores da existência dessas peças. No outro, além das peças, também dá dicas de como combinar cores, peças, te conta sobre as novas tendências e como elas surgiram. Adotar a primeira opção ou a segunda não é garantia de sucesso, pois depende de outros fatores. Porém, você pode imaginar que como cliente é mais benéfico aprender isso com a loja, do que ter que pesquisar em outras fontes, além de conhecer informações que nem sabia que precisava.

Ademais, ele entende que sua página é um local que merece ser acompanhado e ao interagir mais, ele verá muito mais seus produtos. O que aumenta a possibilidade dele comprar de você.

Mexendo no celular.
Em conclusão, é bom para ambos. O seguidor adquire mais conhecimento sobre algo que ele gosta e você adquire mais potenciais clientes. (Reprodução/Pexels)

Benefícios de educar seu consumidor

  • Ajuda a fidelização e retenção dos consumidores
  • Aumenta engajamento e satisfação dos clientes
  • Te coloca como formador de opinião na sua área
  • Diminui custos relacionados ao suporte técnico (já que as dúvidas já foram sanadas em relação aos produtos, aos métodos de pagamento, etc.)
  • Gera mais leads.
Lendo com lápis em uma mão e xícara de café na outra.
Dependendo do conteúdo que você está publicando, o consumidor consegue ver melhor a utilidade do seu produto na prática.(Reprodução/Pexels)

Como educar seu consumidor?

Para começar, tem que atrair a atenção dele para o que você vai falar, que é a essência do Inbound Marketing. Assim, esteja presente em diferentes plataformas e criando conteúdos que acrescentem algo. Para decidir quais as plataformas e como falar, estude mais seu público-alvo, o que eles gostam, como se comportam, quem são.

Os conteúdos podem ser divulgados nas próprias redes sociais em formato de publicações e vídeos. Bem como, em um blog e/ou Podcast. Outras formas de complementar é promovendo cursos on-line e e-books.

Por fim, convide seus clientes mais fieis, para falar um pouco os benefícios do seu produto/serviço e em como os ajudou.

Vaso pequeno branco em cima de uma pilha de livros.
Está sem ideias do que falar e postar? Relaxa que nós fizemos um artigo com várias ideias, confira clicando aqui. (Reprodução/Pexels)

Conseguiu entender melhor o que é o Marketing de Conteúdo? Caso tenha restado alguma dúvida ou queira sugerir tema de post para nós, é só comentar aqui em baixo. Até breve!

Deixe uma resposta