Nos dias atuais, as empresas precisam estar de alguma forma na internet. Seja com suas informações básicas, seja vendendo ou até mesmo para criar um relacionamento mais próximo com seus públicos. Para isso, é essencial estar nas redes sociais e aprender a mexer, a criar conteúdo interessante, dialogar com as pessoas, etc. Dessa forma, o texto de hoje fala sobre o que postar no Instagram Comercial, assim, você terá várias ideias para começar. Bem como, se já tem sua conta há um bom tempo, terá novas ideias para se manter sempre atualizada.

Mulher sentada no chão mexendo no notebook que está em cima da cama.
Se você está iniciando agora, leia nosso artigo que explica as palavras mais usadas nas redes sociais e no marketing digital, clicando aqui. (Reprodução/Pexels)

O Instagram Comercial

O que é e como mudar para a conta comercial?

O Instagram Pessoal é onde se posta fotos e vídeos, para sua família, amigos e outros. Porém, ela só faz o básico. Se criou um perfil para sua loja ou empresa, mude para o formato comercial, pois, fica disponível para olhar as métricas, de onde as pessoas que estão curtindo as fotos acharam o perfil, qual o gênero delas, etc. O que ajuda bastante em saber quais estratégias e linguagens usar e a conhecer melhor sua persona (público alvo).

Tutorial pelo computador:

Clique na sua foto de perfil -> configurações -> mudar para conta profissional -> selecione criador de conteúdo -> selecione a área de atuação da empresa – > concluir.

Tutorial pela celular:

Clique na sua foto de perfil -> clique nas três linhas no canto direito superior -> configurações -> conta -> mudar para conta profissional -> continuar -> selecione a área de atuação da empresa – > concluir.

Sua empresa é B2C ou B2B?

Existem dois formatos de venda. O primeiro é o B2C, que significa “Business to Consumer”, que seria “da empresa para o consumidor”. Ou seja, sua empresa vende diretamente para o consumidor final. O segundo é o B2B, “Business to Business”, ” de empresa para empresa”, que é quando se vende para outras empresas, quando você é um fornecedor, por exemplo.

Imagem de dois prédios.
Decidir se é uma, outra ou as duas, faz seu conteúdo ser direcionado corretamente. (Reprodução/Pexels)

Os formatos existentes

No Instagram, você pode publicar conteúdo em formatos diferentes, como fotos e vídeos. Isso ajuda, porque às vezes uma pessoa prefere de uma forma e outra pessoa gosta da outra forma. Sendo assim, entenda cada tipo.

Feed (Publicações):

Em primeiro lugar, o feed é onde se vê as fotos que os outros publicam. Bem como, quando alguém entra no seu perfil e pode ver todas suas fotos. O tamanho ideal é 1080 x 1080 pixels, para uma foto quadrada, 1080 x 608 pixels para paisagem e 1080 x 1350 pixels para foto vertical.

Stories:

Eles ficam na parte superior do seu Instagram. Nele pode ser publicado fotos ou vídeos de até 15 segundos. Os quais ficam disponíveis durante 24 horas. O tamanho ideal é de 1080 x 1920 pixels.

Reels:

Pode se gravar vídeos curtos, de uma maneira parecida com o TikTok. A duração mínima é 15 segundos e a máxima é de 1 minuto.

O que postar?

Inspire-se

Antes de mais nada, é bom buscar inspirações em várias partes. Seja no dia-a-dia, criando experiências e observando o que as pessoas querem, quais dificuldades têm, para você entregar um conteúdo e um produto mais certeiro. Mas também, em vídeos, no Pinterest, nos concorrentes, nas hashtags da sua área, etc.

Quadro em cima da mesa escrito "love your life" (ame sua vida).
Separe suas inspirações, para sempre que precisar, poder checá-las. (Reprodução/Pexels)

Produtos/Serviços

Seguindo então, para as ideias de conteúdo em si. Primeiramente, é importante postar foto do que você está vendendo. Seja um produto em si ou um serviço (curso, consultoria, etc). Dessa maneira, seus seguidores são lembrados do que você oferece, bem como, cria uma “vitrine virtual”, para ajudar a escolher e incentivar o consumo.

Bastidores

Outra publicação que chama atenção, é mostrando o processo de criação, quem é sua equipe, como é feito o produto. Assim, cria um interesse no consumidor, pois ele pode ver a seriedade da produção.

Equipe colocou uma mão em cima da outra.
Essas publicações podem ser tanto no feed, como nos stories. É legal ir variando. (Reprodução/Pexels)

Conte sua história

Quando se está fazendo uma venda e/ou negociação pessoalmente, há um contato, o olho no olho. O cliente consegue tirar suas dúvidas e criar uma conexão. Porém, na internet, não tem esse contato, por isso, é necessário fazer uma humanização da marca. Sendo assim, fale sobre você, por que decidiu criar a empresa e coisas do tipo. O mesmo vale se você cuidar do Instagram de outra pessoa, faça postagens contado a história dela.

Promoções

Assim como, postar fotos dos produtos é importante, avisar quando tem promoção também é. Visto que, deixa as pessoas interessadas e as fazem olhar mais produtos, para além dos que têm desconto. Ademais, há os sorteios, que são benéficos por fazer várias pessoas conhecerem sua conta (já que precisa marcar alguém nos comentários).

Vitrine de loja com adesivos de desconto de 20%, 30% e 50%.
Uma ideia, falada no artigo sobre aumentar as vendas no Instagram, é criar promoções exclusivas para as redes sociais. (Reprodução/Pexels)

Prova social

Algo muito relevante, que mostra que sua loja é confiável e de qualidade, é a prova social. Basicamente, é aquele feedback do cliente falando que gostou ou uma foto dele usando seu produto, comentando sobre, gravando vídeo de recebidos, etc.

Datas Comemorativas

Ter que pensar em conteúdo novo, pode ser cansativo. Que tal adicionar no seu planejamento datas comemorativas? São fáceis de se falar e boas para vendas. Tanto as típicas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, etc. Quanto as específicas da sua área, por exemplo, se é um restaurante, faça uma publicação no Dia da Pizza, é inusitado e por isso chama atenção.

Garota segurando pedaço de pizza na frente do rosto.
Inclusive, pode fazer promoções nesses dias. (Reprodução/Pexels)

Interação

Para que seus seguidores se sintam queridos, atendidos e saibam que podem tirar dúvidas, interaja com eles. Além de que, isso ajuda na popularidade da sua conta, mostrando mais seu conteúdo para quem te segue fielmente. Desse modo, faça perguntas, enquetes, abra a sua caixinha de perguntas nos stories, responda os comentários nas fotos, nos vídeos e no direct.

Curiosidades

Caso você faça marketing de conteúdo, deve estar acostumada. Contudo, é sempre bom reforçar. Atualmente, só mostrar os produtos nas redes sociais, não traz tantos resultados em geral. Portanto, é recomendado explicar sobre os assuntos relacionados a sua área, dar dicas, falar sobre curiosidades, ensinar algo. Agregando algo a mais na vida do cliente.

Mulher tirando foto na frente do espelho.
Intercalando entre o produto que vende e o conteúdo explicativo. (Reprodução/Pexels)

Administrar uma rede social e sempre ter conteúdo para postar é complicado. Mas, fazendo uma boa organização, se planejando e seguindo as dicas acima, tenho certeza que vai tornar esse processo mais fácil. Afinal, sempre que precisar, é só voltar aqui.

Ademais, não se esqueça de me contar nos comentários o que achou e se tem mais alguma ideia que pode incluir nessa lista.

Deixe uma resposta