A aliança é o símbolo de união do casal. Com seu formato circular, está representando o infinito que durará este amor. Assim sendo, é importante entender melhor sobre elas antes de comprar. Por isso, neste artigo vou te falar quais os tipos de acabamento das alianças existem.

Caixinha vermelha em formato de coração com duas alianças dentro. Em cima de um lugar com várias pétalas de rosas vermelhas em cima.
As alianças são feitas de diferentes materiais, com diferentes acabamentos. (Reprodução/Pexels)

Antes de mais nada, é preciso saber como as alianças são feitas. Para começar, há uma porcentagem de ouro e outra de alguma liga metálica. Isso porque o ouro é muito maleável e precisa de mais algum material para adquirir resistência. Caso queira entender melhor, detalhei melhor sobre isso quando contei o segredo dos joalheiros, em outro artigo.

Mas, basicamente, o ouro mais usado no Brasil é o 18K. Sua composição consiste em 75% de ouro puro + 25% de outros metais (como: cobre, prata, paládio, etc.), sendo eles, os que dão a cor ao ouro. Por exemplo, para chegar no tom rosé , se faz com 75% de ouro puro com 22,25% de cobre e 2,75% de prata. Enquanto, para fazer o ouro branco, é com 75% de ouro puro mais 25% de paládio.

Depois que essa liga é decidida e a aliança é produzida, chega o momento de finalizar, ou seja, de dar o acabamento.

Tipos de acabamento

Aqui na Altar Alianças, você pode personalizar a sua da forma que quiser e inclusive escolher o acabamento. Então, vou te mostrar todos que temos.

1- Polido

Anel de Casamento em Ouro Amarelo 18k Reta e Polida, da Altar Alianças.
Esse anel de casamento foi feito com ouro 18k. Seu acabamento é reto e polido. (Reprodução/Altar Alianças)

Este acabamento costuma estar entre os preferidos das pessoas. Isso porque, ele se destaca. Sua característica principal, devido ao polimento que passa, é o brilho. O qual tem dá até reflexo. Além de ser liso ao toque. Desse modo, ele chama atenção por onde passa. O único porém, é que necessita de um pouco mais de cuidado, por ser mais fácil de arranhar. Contudo, não se preocupe, pois é fácil resolver. Caso arranhe, leve para polir novamente que ele volta a sua aparência brilhante e livre de riscos.

O que está sendo mostrado como exemplo na imagem, passou por um acabamento polido e reto, chegando a ser quadrada. Inclusive, ela está de promoção, para acessar clique aqui.

2- Escovado

Alianças de Prata Arredondadas com Acabamento Escovado e Cravação do Tipo Olho utilizando Zircônia da Altar Alianças
Aliança de Prata arredondada e com acabamento escovado. (Reprodução/Altar Alianças)

Em seguida, temos o escovado, o qual se usa uma escova ou uma lixa fina para dar o acabamento. Outro nome comum a ele, é fosco, pelo efeito que tem. Esse é para os que são mais discretos e ao mesmo tempo refinados. Diferente do anterior sua superfície não será tão lisa, mas também será suave ao tocar.

Como exemplo, trouxe na foto uma aliança de prata 920 arredondada com acabamento escovado e pedra Zircônia, confira no site.

3- Diamantado

Anel de casamento da Altar Alianças, com acabamento diamantado e na cor ouro rosé.
Anel de casamento personalizado na Altar. Ele é de ouro rosé e tem acabamento diamantado, sem pedras. (Reprodução/Altar Alianças)

A partir daqui começam as texturas mais diferentes. Neste caso, o diamantado é feito em uma máquina especializada para tal. Como o nome já diz, ele é feito com (uma broca de) diamante. Assim, ficam esses pequenos pontinhos de brilho por todo anel. Ao tocar, perceberá que ele é mais áspero, diferentes dos anteriores. Com certeza, é um que se destaca bastante. Para além disso, ele tem a vantagem de desgastar bem menos do que os outros (por sua superfície estar mais protegida).

Esta aliança da foto eu fiz por meio do personalizador da Altar, utilizei ouro rosé e o acabamento diamantado.

4- Martelado

Aliança em Ouro Amarelo 18k Anatômica e com Martelado Fosco
Este anel de casamento de ouro amarelo tem acabamento martelado fosco. (Reprodução/Altar Alianças)

Seguindo nos tipos de acabamento das alianças, temos o martelado. Para chegar a essa aparência, precisa martelar o metal antes de fazer a peça. As marteladas precisam ser bem sutis e homogêneos. Além disso, depende do martelo usado para o resultado final. Sua aparência é rústica e por isso traz essa sensação de nobreza. Confira este modelo na Altar Alianças.

5- Jateado

Alianças em Ouro Branco personalizada com jato de areia grossa e pedra Zircônia redonda pequena.
Aliança personalizada na Altar, de ouro branco, acabamento de jato de areia grossa e pedra Zircônia redonda. (Reprodução/Altar Alianças)

Por fim, temos o acabamento jateado. No qual, para se fazer ele, conforme o site Art Ouro , é requerida uma máquina que contém microesferas de tamanhos diferentes, com jato de areia e compressor. Sua aparência é acetinada. Dessa forma, ele acaba sendo muito moderno, suave e sofisticado. Ademais, pode ser observado o efeito na fotografia de exemplo. Foi feita através do personalizador da Altar. Seus materiais são: ouro branco com acabamento de areia grossa e pedra Zircônia.

Em conclusão, vale lembrar que pode haver combinação entre mais de um acabamento. Prova disso, seria um acabamento polido com algumas partes escovadas.

Agora que já entendemos quais os tipos de acabamento das alianças, me conta qual seu preferido nos comentários!

Deixe uma resposta