“Você viu o tamanho do anel de fulano? Uma aliança imensa”. Você já deve ter entrado em contato com esse tipo de frase, se não na vida real, em alguma série ou filme. De acordo com o senso comum, a espessura das alianças diz muito a respeito de quanto amor está envolvido naquela relação, a partir de quanto se está disposto a investir. Mas, será que isso é algo realmente válido? De antemão já falamos: não. Alianças muito espessas podem ser extremamente desconfortáveis por conta do volume, e ser um verdadeiro fardo de se usar. Entenda melhor a respeito disso no decorrer do presente artigo e entenda qual a espessura ideal de uma aliança.

Mão com Aliança Bulgari, que possui grande espessura, como costuma ser vários modelos dessa marca
Aliança Bulgari, com grande espessura, como costuma ser vários modelos dessa marca

Algumas dicas a respeito das melhores escolhas para uma aliança

No momento de fazer a simulação de sua aliança no nosso software aqui da Altar Alianças, opte por espessuras médias, algo em torno de 1.2 mm e 1.7 mm. O motivo disso é realmente o conforto. Se a aliança for muito grande em sua espessura, poderá tornar-se bem desconfortável entre os dedos e ser chata de se usar.

Tela do configurador da Altar, na qual você pode escolher o tamanho e a espessura da sua aliança
Tela do configurador da Altar, na qual você pode escolher o tamanho e a espessura da sua aliança

Outro ponto é o peso, que pode ser incômodo com o uso diário. Esse peso também pode ser influenciado pela largura das alianças, outro ponto que deve ser levado em consideração.

Aqui nesse ponto, existem 3 tipos específicos de alianças: as discretas, intermediárias e largas. Vamos explicar especificamente os tamanhos de cada uma delas, de acordo com os padrões:

· Alianças discretas: Com seus 2 mm a 4.5 mm de largura;

· Alianças intermediárias: Com 5 mm a 6.5 mm de largura;

· Alianças largas: Possuem de 7 mm a 9 mm de largura.

A largura das alianças precisa ser escolhida dentro desse espectro. Esses 3 tipos de alianças refletem tanto uma estética moderna, quando vemos as discretas, quanto algo mais clássico, ao observarmos as largas.

A motivação da escolha deverá ser sempre o estilo do casal e o que deixa cada um dos dois mais felizes.

E quanto à presença de pedras?

Algo tão relevante quanto a escolha da espessura e da largura das alianças é a presença ou ausência de pedras. Se existirá o investimento em pedras, serão algumas ou muitas? Nesse cenário alguns detalhes devem ser compreendidos.

Pedras podem cair, e isso é algo a ser levado em consideração, ainda mais em peças que são usadas com tanta frequência quanto alianças.

Outro ponto é o encarecimento das alianças: uma pedra pode aumentar e muito o custo da peça, mas certamente dão um charme único. Essa decisão deve ser tomada com bastante consciência e cuidado.

Aliança espessa, e com muitas pedras. Bonita, mas visivelmente desconfortável.
Aliança espessa, e com muitas pedras. Bonita, mas visivelmente desconfortável.

Mais algo a ser levado em consideração?

Por fim, algo que você também poderá analisar no nosso simulador, é a anatomia das alianças. Quanto mais confortável for o acabamento de sua aliança, melhor. Portanto, no momento de optar por modelos de aliança, procure um formato anatômico, que seja mais arredondado no interior da joia, diminuindo a superfície de contato do metal e da pele.

Isso também permite que existam algumas flutuações no tamanho do dedo, quer a pessoa ganhe um pouco mais de peso ou perca um pouco. O “boleamento” da aliança permite que exista uma maior flexibilidade nesse cerne.

Aproveite suas possibilidades na Altar

Um dos principais benefícios do nosso software aqui na Altar, é a possibilidade de criar quantas alianças você quiser, e ver na palma de suas mãos, a representação dela diante de seus olhos.

Foto de um modelo de Aliança Altar com friso em carbono
Modelo de Aliança Altar com friso em carbono

Dessa forma, você pode se perder na criatividade, inventando e desinventando quantas alianças quiser, até que aquela, a ideal para o seu casamento, aparecer. Quando ela surgir, você sentirá, e poderá encomendar sem pestanejar!

E nós, estamos esperando seu pedido desde já.

Então, me conta, depois de ler tudo isso, qual espessura você acha ideal para uma aliança?

Deixe uma resposta