“Em que dedo devo colocar a aliança de casamento?” Bom, apostamos que você sabe a resposta desde criança. É muito comum para a maioria das pessoas, principalmente aqui no Brasil, usar a aliança de casamento no dedo anelar esquerdo… mas você sabe o porquê disso? Descubra agora!

Foto de mulher colocando aliança em seu dedo anelar esquerdo
Usar a aliança no dedo anelar da mão esquerda é uma tradição bastante antiga. (Reprodução/Pexels)

Qual é o dedo anelar?

Na maioria das culturas ocidentais, o dedo anelar é designado como o quarto dedo da mão esquerda, e a tradição de usar uma aliança de casamento nele se originou da crença de que esse dedo tem uma veia que vai diretamente ao coração.

Apesar disso, historicamente, há registros de que as alianças de compromisso já foram usadas em todos os dedos, até mesmo no polegar. Hoje, porém, são mais comumente usadas no quarto dedo da mão esquerda.  Abaixo, nós revelamos a história intrigante por trás do posicionamento tradicional do dedo anelar e por que você pode escolher (ou não) seguir esse costume.

A história e o significado do dedo anelar

A tradição e o simbolismo dessa prática pode ser rastreado desde os tempos antigos. De acordo com a ”lenda”, acreditava-se que o dedo anelar tinha uma veia que se ligava diretamente ao coração. Assim, os corações dos casais estariam conectados por seus anéis.  Os primeiros romanos chamavam isso de Vena Amoris , veia do amor em português. Diante disso, visando solidificar uma união, o anel deveria ser colocado naquele dedo específico para significar o romance que o casal recém-casado compartilhou, conectando seus dois corações.

Foto de homem segurando a mão da noiva.
Antigamente, acreditava-se que o dedo anelar possuía uma veia que se ligava diretamente ao coração. (Reprodução/Pexels)

Em que ordem devo colocar os anéis no dedo anelar?

Se você decidiu usar seus anéis de noivado e de casamento no mesmo dedo, essa informação pode ser muito útil. Tradicionalmente, as alianças de casamento ficam mais próximas do coração, o que significa que elas sempre serão colocadas primeiro, ou seja, estarão em direção à base da junta. Se você quiser homenagear isso no dia do seu casamento, a estratégia mais popular é trocar o anel de noivado para a mão direita antes de entrar no altar. Em seguido, podem ser colocados os demais anéis: de promessa, de noivado, da eternidade etc.

Posso usar minha aliança de casamento e anel de noivado em mãos diferentes?

Claro! A escolha, geralmente, se resume à preferência pessoal ou cultural. Algumas mulheres escolhem usar z aliança de casamento no dedo anelar esquerdo e o anel de noivado no dedo anelar direito. Assim, se você optar por manter uma tradição antiga ou criar a sua própria, depende só de você.

Posso usar anéis no dedo anelar se não for noivo ou casado?

Existe uma velha superstição que diz que usar um anel não compromissório no dedo anelar da mão esquerda pode dar azar. Se você não é do tipo supersticiosa, use e abuse! Dito isto, usar um anel nesse dedo pode significar para os outros que você está em um relacionamento sério, o que pode não ser ideal se você estiver alguém com quem compartilhar a vida, viu?! Se atente à isso!

Posso usar os anéis o tempo todo?

Foto de mulher guardando o anel na caixa de jóias.
É importante retirar os anéis sempre que for fazer atividade física ou limpeza doméstica. (Reprodução/Freepik)

Sabemos como poder ser tentador usar anéis o tempo todo. No entanto, se quer evitar qualquer dano potencial à suas peças, você vai ter que abrir mão dessa vontade. Principalmente se for usar produtos químicos ou estiver indo ir à academia. Dessa forma, remover os anéis à noite, assim como quando for fazer algumas atividade que envolva limpeza/suor, não só protegerá as suas peças como impedirá o inchaço do seu dedo.

Gostou de conhecer um pouco mais da história das alianças? Não se esqueça de cuidar direitinho dos seus anéis, ok?

Deixe uma resposta